A crise é também uma chance, uma oportunidade, um momento favorável para a construção, para o conhecimento e a reconfiguração do nosso Viver.

 Uma coisa é certa o Brasil não vai parar.

Atualmente não falamos mais na crise econômica como uma possibilidade, mas sim como um fato real, que já faz parte do dia a dia das pessoas e empresas. Excluindo o governo, qualquer um de nós que possui um mínimo conhecimento de economia e finanças, consegue enxergar claramente os sinais da crise por toda parte. Não é preciso ler revistas ou mesmo relatórios de empresas especializadas. É só colocarmos o pé para fora de casa para sentirmos os efeitos da crise, seja em passagens de ônibus, supermercado, almoço, mensalidades escolares, gasolina, farmácia etc.

Um dos grandes vilões da crise econômica deste ano sobre os negócios das empresas e a vida das pessoas é a retomada, em ritmo acelerado, da inflação, principalmente no primeiro semestre. A inflação já está entre nós há muito tempo e vem sendo tratada com tolerância e encoberta de forma artificial. O resultado disso é a perda do real poder aquisitivo dos salários e sérios problemas para a cadeia produtiva do país.

Além disso, posso citar a disparada do dólar e também a restrição ao crédito, fazendo com que as empresas sofram bastante, principalmente aquelas que dependem de crédito para a manutenção de seus negócios. Por que com a instabilidade da economia, o risco de inadimplência cresce e isso faz com que os bancos aumentem a rigidez de suas condições para a concessão de crédito, impactando diretamente no resultado das empresas nesse período.

Entretanto, uma coisa é certa o Brasil não vai parar. Segundo minha experiência, para que as empresas consigam sobreviver à crise, durante esse período turbulento, se faz necessária a adoção de algumas medidas que visam buscar opções para atravessar essa crise, e depois buscar a retomada do crescimento com total força. As principais medidas são:

  • Reduzir o Grau de Endividamento;
  • Preparar-se para uma Redução nas Vendas;
  • Otimizar os Processos;
  • Investir Corretamente;
  • E ter Idéia!

Idéia Construções Ltda