Inteligência e economia para construir ou reformar

  •  Que coisa boa! Você, finalmente, vai poder construir ou reformar a sua moradia e está com um monte de idéias para colocar em prática. Mas está planejando tudo sem a ajuda de um arquiteto? Por quê? Arquitetos costumam cobrar muito caro? Pois saiba que nem tanto… Isso já não é como no passado.Hoje em dia, esses profissionais estão mais popularizados e não prestam serviços apenas aos mais abastados. A classe média já tem acesso a eles e está descobrindo que é possível encontrar gente de talento a preços acessíveis.Pense nas vantagens de você contratar um profissional do ramo: você estará evitando as famosas dores de cabeça como: escolher o material, fiscalizar o trabalho de pedreiros, ter de derrubar o que já está com defeito, etc.Um Construtor / arquiteto desenvolve um projeto adaptado ao seu gosto e às suas possibilidades financeiras, planejando todas as etapas da construção ou reforma, evitando desperdício de tempo e de material.Em geral, ele lhe cobrará por metro quadrado do projeto do imóvel (casa ou apartamento), ou por hora trabalhada, se for um pedido específico, como a escolha de móveis, por exemplo.Há Construtores/ arquitetos que fazem projetos completos para interior e exterior; outros dedicam-se apenas à parte interna dos imóveis (arquitetos de interiores) e não devem ser confundidos com “decoradores”, pois estes últimos não possuem habilitação para lidar com as partes de hidráulica e de elétrica, ainda que saibam fazê-lo pela experiência prática.Antes de contratar um Construtor/ arquiteto, certifique-se de sua competência, verifique se ele é cadastrado no CAU e se você se identifica com os projetos que ele costuma desenvolver. Exija um contrato por escrito onde seja especificado o tempo para que o projeto lhe seja entregue, além de detalhamento de todas as etapas previstas, dentro dos serviços que ele se habilite a lhe oferecer. Normalmente, esses serviços são:• Projeto de arquitetura e decoração de um imóvel novo ou projeto de reforma;
    • Escolha de todo o material necessário, inclusive os acabamentos;
    • Localização e distribuição dos encanamentos e pontos de luz;
    • Detalhes de piso, teto e forrações em geral;
    • Escolha de móveis, tecidos para estofados e cortinas, tapetes, etc.
    • Planejamento de armários para todos os ambientes, atendendo às necessidades da família;
    • Planejamento de todas as etapas, com orientação técnica, coordenação e orientação de pessoal e da obra em si.Quanto ao preço de seus serviços, é possível contratá-los pela variação o metro quadrado do projeto ou  por hora, naquele caso de aspectos bem específicos. Já para o acompanhamento e execução da obra, o custo oscila também.

    Lembre-se de que um bom profissional da área, além de ajudar você na concepção do seu novo espaço, responsabiliza-se pelo bom andamento da obra e poupa-lhe do estresse que a situação costuma provocar.


     

Idéia Construções Ltda.