Encontrar empresas de engenharia e construção civil que entreguem obras no prazo determinado, com custos calculados, sem desperdício e com mão de obra qualificada é um “sonho” para quem precisa construir ou reformar – sejam espaços comerciais ou residenciais.

O problema está no processo de ‘inteligência da obra’, que muitas vezes não segue planos. Mas como organizar a um planejamento eficiente e evitar atrasos?Atualmente, há empresas que planejam desde a compra de materiais de construção até a execução de serviço.
O primeiro passo é importante que a equipe de obra trabalhe com o coordenador de obra e o pessoal de arquitetura, para que tenham todas as interferências e os compromissos de prazos estabelecidos em conjunto. Observe alguns pontos importantes:
Definição do projeto
 A dica principal para iniciar e desenvolver um projeto de construção é seguir o passo a passo correto. Defina o que se deseja passar para o contratante: projeto, orçamento, adequação de budget ou projeto, para depois disso começar a obra. O normal é deixar para resolver depois, mas como todo problema, quando se resolve em cima da hora fica mais caro e pode comprometer o resultado final. Outro detalhe é não deixar nada subjetivo, tudo tem que ser muito claro, pois a conta sempre aparece, e se não foi negociado/detalhado, o proprietário fica com uma conta, que nem sempre é de responsabilidade dele.
Organização e cronogramas
O segundo passo é organizar a ‘inteligência’ da obra, determinando os prazos, tamanho da equipe, qualificação da mão de obra e outros importantes detalhes, que fazem a diferença no final das contas. Inicialmente levanta-se o escopo do projeto a ser executado e calculam-se todas as interferências entre os serviços. Com isso, é possível estabelecer as atividades criticas para determinar onde será necessário empregar maiores esforços e atenção, a fim de evitar qualquer tipo de atraso na obra.
Redução de riscos
Pensar que problemas sempre surgirão é um engano. Com um plano de execuções bem estruturado é possível evitar problemas diversos – tanto com os clientes, quanto com fornecedores e equipes.
No caso de clientes, como em quase todos os projetos de construção/reforma alguns itens de finalização das obras são fornecidos por eles, orientá-los a contratar, por exemplo, marcenaria no momento certo de execução fará muita diferença e evitará muitas interferências no projeto original. Basta transmitir ou sugerir aos contratantes datas para que iniciem o contato com o fornecedor/prestador de serviços.
Ajude-os a definir os prazos para iniciar o trabalho e data da entregar do serviço – assim, não impactará no cronograma da obra.
Cliente atualizado
Manter os clientes atualizados sobre as obras em seu empreendimento ajuda a dissipar a ansiedade e a insegurança sobre a data de entrega, controle de despesas, etc.. Geralmente quem contrata mantém contato quase que diariamente com o arquiteto responsável pela execução da obra.
Há empresas no mercado que já disponibilizam relatórios em tempo real, como forma de manter uma comunicação eficiente e sem atropelos. Mandar fotos semanalmente, com atualização de cronograma e com os fatos relevantes também contribui para uma execução tranquila do projeto, reduzindo-se ruídos no contato com o contratante.
Mão de obra especializada
Outro ponto que vale comentar é sobre a valorização da mão de obra. Investir em “qualidade e segurança” da equipe de campo ajuda a preservar o perfil das equipes, que provavelmente executarão outros projetos – evitando gastos para contratações a cada obra a ser executada.
Com a lei da oferta e da procura variam muito no Brasil, para se ter bons profissionais é necessário pagar o preço justo e dar condições de trabalho completas, desde EPI (equipamento de proteção individual) até bonificações, que mantenham os funcionários motivados a trabalhar.
Logística de materiais (Projeto em análise na empresa)
Por fim, a logística de materiais não pode ficar de fora dos projetos de construção ou reforma.
O motivo maior que esta levando a Idéia Construções Ltda a investir neste planejamento e manter uma central de estoque e distribuição, já está em andamento e estudo e será a primeira no estado do Paraná, ter à mão os materiais que são necessários nos planos dos nossos clientes. Esse entendimento impede que fiquemos dependentes do prazo de entrega de fornecedores – que muitas vezes superam até o prazo total da obra.
Com isso, passaremos a ganhar prazos maiores para a compra e maior escala, evitando realizar compras fora do orçamento geral em pequenos depósitos, com valores de até três vezes maiores do que o fornecido pelo atacado e/ou direto pelos fabricantes. Uma boa empresa de  construção e Reforma gera confiança e  tranquilidade aos clientes quando entrega suas obras no prazo e podem ser mais do que “sonhos” para quem tem prazo para abrir a loja ou entrar na casa.
A dica final aos empreiteiros é: defina os detalhes do projeto, organize as etapas do trabalho, defina cronogramas, reduza riscos diversos, contrate mão de obra especializada e tenha uma logística de materiais apropriada e, não menos importante, mantenha seus contratantes atualizados. E mãos à obra!

É importante que a equipe de obra trabalhe com o coordenador de obra e o pessoal de arquitetura, para que tenham todas as interferências e os compromissos de prazos estabelecidos em conjunto


Idéia Construções Ltda